Plano de Aula - Ética na Escola

9 de abril de 2013 0 Deixe o seu comentário!

Tema: Respeito mútuo nas aulas de Educação Física/ escola.
Disciplina: Educação Física
Duração: todo o ano letivo

Turma: 2º Ano do Ciclo Inicial de Alfabetização
Número de aulas: 06 aulas (50 min. Cada)

Conteúdo: A Ética na escola

Objetivos:
    • Promover a construção de valores socialmente desejáveis para o convívio escolar.
    • Trabalhar o respeito mútuo na sala de aula/escola.
    • Evitar situações de bulling.
    • Trabalhar a inclusão e o respeito e o respeito à diversidade.

Recursos Materiais:
    • Slides coloridos com desenhos e fotos em PowerPoint gravados em DVD, vídeos gravados em DVD, aparelhos de TV e de DVD, Pincéis. Lápis de escrever, Borracha, Cartolina, Revista para recorte. Tesoura Cola branca, Régua, Ilustrações, data show

 Desenvolvimento
 
1ª Etapa:

  • Tempo gasto: 02 aulas

      
O professor irá conversar com a turma sobre o tema da aula: respeito mútuo. O professor explicará para a turma o significado de mútuo. Os alunos deverão fazer um círculo e o professor deverá ter em mãos um caderno para fazer as anotações durante a aula. Ele irá perguntar para os alunos o que acontece nas aulas de Educação Física  em relação ao comportamento da sala que eles acham errado.Todas as respostas devem ser anotadas no caderno.Depois o professor deve perguntar aos alunos as atitudes que os alunos acham corretas e anotar no caderno.
      Após os registros o professor deverá construir um cartaz com a turma contendo as atitudes certas e as atitudes erradas durante as aulas de Educação Física e pedir que cada aluno escreva seu nome no cartaz. Conversar com a turma expondo que a assinatura é um compromisso, além de estarem construindo as regras da sala durante a as aulas. (A criança está “assumindo” que sabe o que é certo e o que é errado)
      Para encerrar sugerimos o vídeo regras de convivência na escola.
   
 • Objetivo da aula

Descobrir o significado do respeito mútuo construído até então pelas crianças.
Construir as regras de respeito mútuo da sala e despertar na criança o senso de compromisso/responsabilidade no cumprimento das regras construídas pela turma.

2ª Etapa:

  • Tempo gasto: 02 aulas

Nesta etapa o professor irá trabalhar com uma apresentação de slides em PPT onde ele colocou as atitudes positivas e negativas citadas pelas crianças. O professor deverá acrescentar imagens para maior inteiração e melhor registro visual. Após o vídeo conversar novamente com a turma sobre os conceitos construídos por eles.E apresentar-lhes dois cartões: o bola cheia e o bola murcha para caracterizar as atitudes positivas e negativas durante as aulas de Educação Física.
A turma irá fazer aula prática após o combinado e cada vez que um aluno tiver uma atitude errada de acordo com que foi definido por eles, parar a aula e perguntar a turma o que acharam da atitude: se errada cartão bola murcha, se certo cartão bola cheia.
Ao final da aula sentar com a turma para conversar sobre respeito mútuo e avaliar com os alunos se na aula houve mais bola cheia ou murcha.
 
• Objetivo da aula

Mostrar para as crianças que as atitudes corretas são preferidas por todos da turma e que o respeito entre os colegas deve existir sempre.
Fazer os alunos perceberem a importância de cumprir os combinados, não levando nenhum cartão bola murcha.
Valorizar sempre os cartões bola cheia e as atitudes bola cheia como espécie de incentivo aos demais.

3ª Etapa:

  • Tempo gasto: 02 aulas

A professora irá expor um vídeo curto aos alunos sobre boas maneiras (Turma da Mônica).
Formar um círculo e deixar que os alunos expressem o que viram no vídeo e acharam certo e o que viram e acharam errado.
Após assistir ao vídeo os alunos irão trabalhar em pequenos grupos de quatro componentes e irá procurar em revistas velhas ou jornais uma foto que os façam lembrar-se de uma atitude certa e uma foto que os façam lembrar-se de uma atitude errada que aconteceu no vídeo ou que acontecem nas aulas de Educação Física. As figuras deverão ser recortadas e coladas em uma folha de papel.
Depois que todos terminarem cada grupo deverá ir à frente e mostrar as duas fotos e falar porque escolheu cada uma.

• Objetivo da aula

Promover através da visualização o reforço das regras combinadas e sua importância.
Provocar nos alunos a construção ou reconstrução de respeito mútuo, da noção de certo ou errado, pode ou não pode, de acordo com as atitudes demonstradas no vídeo.
Valorizar as escolhas das fotos e mostrar para a turma a importância do respeito ao colega e das regras para o bom convívio da turma.

Avaliação:

Sugerimos que o trabalho apresentado seja executado ao longo de todo ano para que possa se fizer uma avaliação das atitudes e comportamento da turma. O ideal é que a avaliação mesmo que por observação possa ser feita a cada aula.
Deve-se sentar em rodinhas com a turma e relatar as regras que foram cumpridas e as que não foram. Elogiar as ações cumpridas e conversar com a turma sobre o que precisa melhorar.
Sugere-se também que nas aulas práticas o professor faça um registro de quantos cartões bola murcho o aluno ganhou em cada aula ou quantos cartões bola cheia ele ganhou. Ao final do mês poderá ser feito um cartaz ou mural parabenizando e elogiando o aluno,  premiá-lo com medalha ou outros.
O uso dos vídeos em uma linguagem mais próxima a das crianças permite que os alunos e professores possam juntos avaliar como foi à aula, avaliar se gostaram do vídeo, avaliar atitudes separadas, dentre outras.
Sugerimos que o cartaz construído na primeira aula seja lembrado constantemente pelos professores e os cartões da bola cheia e da bola murcha possam estar sendo utilizados nas aulas de Educação Física constantemente.

OBS.: Deseja-se com esta avaliação, que através da reflexão o aluno seja capaz de distinguir as atitudes certas e as erradas, ocorridas no desenvolvimento da atividade, bem como perceber a importância

0 Deixe o seu comentário!:

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - EDUCAR - O primeiro passo | Design By Arte e Design