Dicas para Crianças Autistas

16 de fevereiro de 2013 6 Deixe o seu comentário!

1. Trabalhe para a independência de seu filho.
Incentive seu filho a se vestir sozinho. Uma técnica muito utilizada é começar deixando apenas o último passo para ele. Se estiver ensinando a vestir uma camiseta, coloque tudo e deixe apenas que ele puxe para passar a cabeça; se for uma calça, coloque as pernas e deixe que ele a puxe até a cintura. Assim ele entenderá que a ação era vestir a peça. Vá retrocedendo em pequenos passos até que ele execute a ação de forma inteiramente independente.
Incentive-o também, da mesma forma, a se servir, comer, beber e assim por diante.
Ao fazer isto, fique calma e elogie tranquilamente cada pequeno avanço. Não fale mais que o necessário e evite irritar-se com pequenos retrocessos. Pense que neste momento você é mais que um pai e uma mãe. Você é um pai ou uma mãe que está cumprindo um papel muito importante para seu filho.

2. Estabeleça rotinas que facilitem a organização de seu filho.
A criança autista tem uma tendência muito grande a se fixar em rotinas. Você pode utilizar isso a favor da tranquilidade da mesma. Por exemplo, para organizar uma boa noite de sono, em horários pré-fixados, dê o jantar, o banho, vista o pijama, coloque-a na cama e abaixe a luz. A ordem pode ser esta ou alguma outra um pouco diferente, de acordo com sua preferência.
Nada melhor para enfrentar um dia duro de trabalho que uma boa noite de sono. E uma rotina para encerrar o dia funciona bem para a maioria das pessoas.
Mas tente fazer isto de uma forma natural para encerrar o dia de seu ilho, e não um ponto de atrito entre membros da família.

3. Ensine seu filho a quebrar rotinas.
Faça pequenas mudanças na vida diária, no começo de preferência uma de cada vez. Mude o lugar de seu filho à mesa, tente variar a comida, colocar a TV em um canal que não seja o preferido dele, mude o caminho de ir à escola. As rotinas não são imutáveis, e é melhor que seu filho aprenda isto desde cedo.
Você pode achar paradoxal, mas ao mesmo tempo em que a rotina é importante, é importante também aprender a aceitar mudanças.

4. Frequente locais públicos com seu filho.
Se seu filho é pequeno, dê preferência a parques públicos onde ele possa brincar em atividades necessárias para qualquer criança - principalmente para ele - como escorregar, balançar-se, pendurar-se, etc.
Se ele for maior, faça caminhadas em parques, será muito bom tanto para você quanto para ele. É importante frequentar locais públicos com seu filho, mesmo porque algumas vezes isto é inevitável. Se você tiver oportunidade de organizar-se neste sentido, depois de algum tempo vai perceber que realmente valeu a pena.

5. Comportamento e Sintomas



6 Deixe o seu comentário!:

  • PORTAL EVANGELISMO disse...

    Todas postagem que envolve filhos logo me interessa. E essa creio eu muito bem esclarecida; precisamos estar esclarecidos a respeito das necessidades não só de nossos filhos mais de um modo geral quando envolve necessidades especiais para pessoas especiais. Amo as crianças especiais porque sei que algo maravilhoso de Deus elas possuem.
    beijão amiga. Volte sempre ao blog, sua visita para mim é muito gratificante.

  • Ramana disse...

    Oi amiga,
    Vim desejar-lhe um feliz carnaval e agradecer-lhe a visita. Ando meio sumida, agora com a formatação do novo blog, mais ainda. Mas agora terei um tempinho para visitar os cantinhos de minhas amigas. Aqui está tudo lindo, lindo! Parabéns!
    Ah, Toninha, conheça o meu novo blog e experimente alguma receita, as que já estão com imagens, são testadas por mim e são deliciosas. Neste carnaval, estou testando outras para colocar depois do carnaval. Copie em seu navegador para acessar: http://receitasesegredosdacozinhamineira.blogspot.com.br

  • Sabrina disse...

    Muito legal essa postagem que tem filho como eu tem que estar de olho no comportamento dos pequenos sempre né ?
    Te vi no agenda de blogs da Magda...
    Gostei muito do blog , já estou seguindo , vc esta de parabens !
    Conto com Você no meu cantinho ...
    Beijos Sabrina
    http://sclavascarlet.blogspot.com.br/

  • Ronaldo Silva disse...

    Bom dia! Sou Ronaldo Silva
    Passei para te fazer uma visita, gostei muito do seu blog.
    Gostaria de lhe convidar á fazer parte do B.A.B Comunidade
    Inscreva-se já no B.A.B Comunidade!
    Preencha o formulário abaixo e envie a foto do perfil do seu blog
    Faça parte você também!
    http://babcomunidade.blogspot.com.br/p/comunidade.html

  • As Cores da Mónica disse...

    Gostei imenso do Blog
    Aproveite e visite o meu de Arte Decorativa:)

    http://ascoresdamonica.blogspot.pt/

    Obrigada

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - EDUCAR - O primeiro passo | Design By Arte e Design