Dia da Mentira - 1º de Abril

1 de abril de 2013 7 Deixe o seu comentário!

O dia da mentira ou dia dos bobos, é uma tradição de provável origem francesa repassada de geração para geração. Sempre comemorado no dia 1 de abril, o simbolismo do evento levanta algumas teorias sobre a origem dessa lenda.

 Os franceses comemoravam o início do ano novo com a chegada da primavera, utilizando o antigo calendário Juliano, o que ocorria no dia 25 de março, as comemorações estendiam-se até 1 de abril, o que podemos chamar de Reveillon. Com a criação do calendário Gregoriano, uma grande invenção da história, desenvolvido pelo Papa Gregório XIII e com a sua aceitação por boa parte dos países europeus em 15 de outubro de 1582, o rei Carlos IX de França decidiu adotar também o novo modo de contar os dias, decidindo assim que o ano novo teria início em 1 de janeiro.

A mudança não foi aceita por boa parte da população, que permaneceram utilizando o calendário Juliano. Então, quando o novo calendário tornou-se oficial, os adeptos do 1 de abril começaram a pregar truques ao rei, enviando até ele presentes exóticos e convites para eventos que não existiam, ironizando que o rei havia ‘’banido’’ o 1 de abril, mas algumas pessoas não entediam a confusão gerada pela troca das datas e começaram a chamar o 1 de abril de dia da mentira, pois já não existiam as festividades. O nome “dia dos bobos” refere-se às pessoas que aceitaram seguir ao novo calendário.

A brincadeira expandiu-se entre a Europa e a cada região que chegava, foi ganhando outros significados e valores, traduções como April Fool’s Um fato sobre a data é que devido ao fuso horário, ela não acontece na mesma hora para todos os países, alguns deles nem tendo a tradição ativa. O dia da mentira assemelha-se a um Hallowen.

A Mentira

No Brasil a tradição criou raízes após um boato de que Dom Pedro, atual imperador do país na época, havia falecido, o que não era verdade. Rumores apontam o início dessa mentira em Minas Gerais, outros em Pernambuco, mas não se sabe de fato qual estado deu início à tradição de mentir no começo do mês de abril. Algumas crendices dizem que as travessuras acabam à meia-noite, dizem que continuar com as brincadeiras após essa data trás má sorte ou quem utiliza o dia para proveito próprio também


7 Deixe o seu comentário!:

  • Professor Gilberto Cantu disse...

    OI AMIGA TONINHA.
    OBRIGADO PELA VISITA.
    NOSSA, EU AINDA NÃO SABIA SOBRE O HISTÓRICO DO DIA DA MENTIRA.
    MUITO BOA A SUA POSTAGEM.
    VOU LINK-LÁ EM MEU BLOG NO SEU ENDEREÇO.
    POSSO?
    UM GRANDE ABRAÇO.
    É UM PRAZER SEMPRE RECEBER A SUA VISITA.
    VOLTE SEMPRE.

  • Edilene disse...

    Que legal, também não conhecia essa história! Beijos

  • Roberta Bortoluzzi disse...

    Oi amiga adoro teu blog sempre tem coisas lindas por aqui,beijokas...
    http://titacarre.com
    http://agulhaetricot.com
    http://titacarre.elo7.com.br visite minha loja tb e deixe sua opinião sobre meus produtos.

  • Salles disse...

    Oi amiga, passei para te desejar uma feliz páscoa e te deixar um abraço, bjos!

  • Salles disse...

    Oi querida, passei para te deixar um abraço e te desejar feliz páscoa, bjos!

  • Anônimo disse...

    Gostei, embora eu vi no History que o país em tela, era os Estados Unidos da América e não a França.

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - EDUCAR - O primeiro passo | Design By Arte e Design