Primeiro dia de aula!!!!

7 de março de 2012 1 Deixe o seu comentário!

O primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas. Todos estão em busca de conhecer uns aos outros e saber onde será sua sala, quem é seu professor (importante) e das amizades que novas e antigas que ficaram contigo novamente. E, nesse primeiro momento, é importante que sejam promovidos momentos de integração, favorecendo o grupo a se tornar, aos poucos, uma turma de verdade. Por isso, logo em seguida, inicie a apresentação da garotada. Divida o grupo em duplas, incluindo você. Uma entrevista o outro, perguntando nome, preferências musicais, literárias, hobbies, sonhos, onde mora, o que planeja para o futuro etc. e depois cada entrevistador apresenta o colega para o grupo.


Afinal, durante o ano, todos irão compartilhar das mesmas atividades e tarefas. Sendo assim, o papel do professor é fundamental para o início e crescimento dessa integração.


Além de momentos de descontração, o professor pode aproveitar o primeiro dia de aula para apresentar a metodologia com a qual costuma trabalhar, a proposta e os objetivos de estudo. Nesta hora, ouvir e considerar os pontos de vista dos alunos pode ajudar bastante para manter um elo de comprometimento entre as partes. Por isso, nada de ir despreparado para o primeiro dia de aula! A mente deve estar turbinada de ideias e motivação para o decorrer do ano.


Professor prepare uma aula especial para o primeiro dia! Lembre-se daquela velha e boa recomendação: “a primeira impressão é a que fica”. Geralmente, no início, todos são bonzinhos; estão todos interessados em conhecer o território para perceber como podem se comportar. É bom saber que não é só o professor que está observando os alunos para elaborar um diagnóstico; mas, também, os alunos estão o observando e aprendendo como deve lidar com esse novo líder.


Na verdade, esse reconhecimento estende-se para mais algumas aulas, até que chegue àquelas horas que ninguém mais tem cerimônia e age com a naturalidade de sempre. O importante é saber que, como em toda relação, no início, são sim estabelecidas algumas regras, que nem sempre são necessárias de serem ditas verbalmente, pois as atitudes e os comportamentos se fazem mais eficazes. Portanto, é indispensável que o professor assuma uma conduta de educador e não se preocupe em querer apenas agradar seus alunos, mas fazer o melhor para eles.


Para quem já teve experiências interessantes no primeiro dia de aula, aqui fica o convite para participar deste blog, compartilhando o aprendizado com os outros leitores. Basta deixar o seu comentário.


1 Deixe o seu comentário!:

  • Daniela Castro disse...

    Sophia começou na escolinha esse ano... E é estranho pq não interage com os colegas... tem 1 ano e 8 meses. Será que devo me preocupar?!
    bjos e parabéns pela iniciativa

 

©Copyright 2012 - Todos os Direitos Reservados - EDUCAR - O primeiro passo | Design By Arte e Design